anatomia
PRIMEIRA PARTE
A criança e a atividqdede combate
I. As práticassociais
maior paÍe dasatividadesfísicaspropostas às crianças refere-se a práticas aduÌtascodificadas.As formas de não fogem à reatividade mais espontâneas gra: ascorridas,os saltos,os lançamentos não foram codificadose toda a suadiversidade utiesporlivas lizadapara tornaras disciplinas normatizadas, como a corrida de velocidade, a corrida de obstáculos,o saÌtoem altura e o salto triplo, o lançamento do dardo e o do martelo? Dessa forma, aos diferentes enfoquesda motricidadeoferecidosaosjovensalunoscorrespondemos referentesculturais do mundo adulto: a motricidade de locomoção (coner,
lançar,saltar,rolar,escalar, etc.)remeteàsdisciplinasatléticas, aos esportes ar livre, à ao ginástica esportiva; jogosdançados assios e de remetem danças às tuações expressão coe corpoml:osjogoscodiÍ'icadas à expressào letivos remetemaos esportes com balõese bolas,ao patrimôniolúdico.
Os jogos de oposiçãoaqui considerados referem-seigualmente aos esportesde comdesdeo início dos tempos,em batepraticados, quasetodas as civilizações.Essaspráticas, ao cujasregrasforam refinadas longo dos anos parasetoÍnarem espones contemporãneos os que conhecemos, estãoautenticamente ancoradasnas tradiçõespopulares.
Rscees:ENFRENTANDo
A hotsctpl-lN,q Escot-e / 9 le Des Bnrcas aos Jocos coÀa
Sua codificação estárelacionadaàs suas üigens e utiliza uma grande diversidadede uniformes,de regrase de instrumentos: boxe o e o caratêmantêmos adversários distância; à a esgrimautiliza um instrumentomediador;o judô e a luta aproximamos combatentes.
Estas duas últimas práticasreterão, paÌticularmente, nossaatenção,porque são práticasde
'torpo a corpo" e induzem ao contato físico com o parceiro.
Não há diferença de base entre o judô e a luta. Esta última é a herdeira direta de oráticas originais. Pode ser encontrada toem dos os cântos do mundo, sendo