anatomia
DE
SAUDE
PUBLICA
SARAMPO
EDEVANI CASTRO ALVES
GARDEANE DE SOUSA ARAUJO
JEANE MIRANDA PORTILHO
sumario
O que e?
O sarampo e uma doença infecciosa aguda de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. A viremia causada pela infecção provocando uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clinica, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para uma gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano.
Sinais e Sintomas
Período de infecção dera cerca de sete dias iniciando-se com o período prodrômico, onde surge febre acompanha de febre e tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. Só do segundo ao quarto dia nesse surge o exantema, quando se acentuam os sintomas iniciais: o paciente fica prostado e aparecem as lesões características do sarampo, como exantema cutânea músculo-popular.
Remissão
Caracteriza-se pela diminuição dos sintomas, principalmente pelo declínio da febre. O exantema torna-se escurecido e em alguns casos surgem descamações fina, lembrando farinha, daí o nome de furfurácea. Período Toxêmico
O sarampo é uma doença que compromete a resistência do hospedeiro, facilitando a ocorrêcia de superinfecção viral ou bacteriana, por isso são freqüentes as complicações, principalmente nas crianças até dois anos de idade, em especial as desnutridas, e adultos jovens.
A ocorrência de febre por mais de três dias após o aparecimento do exantema é um sinal de alerta, indicando o aparecimento de complicações.
As mais comuns são:
Infecções Respiratórias
Desnutrição
Doenças Diarréicas
Doenças Neurológicas
Paratireóides
São pequenas glândulas, geralmente em numero de quatro, localizada na