anatomia
Gustavo Henrique de Araújo
1o semestre nutrição
1--A importancia do sistema tegumentar é a proteção do esqueleto e a regulação da temperatura corporal.
2-Seu principal órgão é a pele e as outras estruturas são os pêlos, glândulas, unhas e receptores sensitivos.
3-A camada epidérmica mais interna é denominada estrato germinativo, formada por células que se multiplicam continuamente, de tal maneira que as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a perda de água. A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substancia amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele.
4- A espessura da pele varia devido a localização pois alguns pontos necessitam de mais proteção do que outros, em alguns o depósito de células e queratina é maior e em certos pontos nos orgãos genitais a pele é mais fina pelo propósito de ser mais sensível para se obter prazer.
5-As glândulas sebáceas são glândulas microscópicas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos dos mamíferos. O sebo tem ação de proteção e de tornar a pele e os pêlos à prova d'água, prevenindo-os de se tornarem secos, ou quebradiços. Ele também pode inibir o crescimento de microorganismos na pele.
As glândulas sudoríparas dos mamíferos são glândulas que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.
- As glândulas sudoríparas écrinas são