Alagoas no Período Colonial
Campus Palmeira dos Índios
Edificações 212-A
Alagoas no período colonial
PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL
AGOSTO/2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
Campus Palmeira dos Índios
Edificações 212-A
Alagoas no período colonial
Trabalho referente ao conteúdo acima citado, solicitado pelo professor Roberto Calabria como requisito avaliativo da disciplina de História.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL
AGOSTO/2014
Sumário
1.Introdução O presente trabalho aborda o tema, “Alagoas no período colonial”, bem como seus fatores econômicos, a invasão portuguesa e holandesa, as revoltas, o modelo político da época, a exploração de seus recursos e suas etapas, entre a independência de Pernambuco e seu desenvolvimento como unidade colonial e posteriormente nacional.
A história de Alagoas se inicia antes das expedições portuguesas, quando o atual território do estado era povoado pelos índios. A costa do atual Estado de Alagoas, desde cedo também foi visitada por embarcações de outras nacionalidades para a troca de pau-brasil.
Movida economicamente pelo cultivo da cana, Alagoas foi invadida por Portugal e em meio a conflitos e divisões de terras, acabou pertencendo à capitania de Pernambuco por quase todo o período colonial, até desenvolver-se economicamente, com seus vastos engenhos, cultivo de fumo, milho, algodão e tornar-se capitania, separando-se de Pernambuco em 1817.
O objetivo do seguinte trabalho é indagar sobre a história colonial de um estado que em meio a vários conflitos, apresentou um litoral e interior riquíssimo quanto a recursos naturais, que serviu de base para o desenvolvimento português pelo lucro gerado sobre culturas primárias, assim como foi abrigo para vários negros em seus quilombos interioranos, que buscavam fugir da escravidão que assolava o Brasil, dando destaque ao quilombo mais