anatomia
Membro Torácico
O membro torácico consiste de quatro segmentos, a saber:cíngulo escapular, braço, antebraço e mão.
O cíngulo escapular, quando completamente desenvolvido, consiste de três ossos – escápula, coracóide e clavícula. Nos mamíferos domésticos somente a escápula, um osso grande, plano, é bem desenvolvido e o pequeno elemento coracóide funde-se com ela, enquanto que a clavícula está ausente ou é um pequeno rudimento encravado no músculo braquiocefálico. Não há, portanto, articulação do ombro com o esqueleto axial.
Escápula
Escápula É um osso plano, de contorno triangular.Apresenta: 3 margens - dorsal, cranial e caudal;2 ângulos - caudal e cranial;2 faces - lateral e medial.Na face lateral encontra-se uma longa saliência vertical, denominada espinha da escápula, as fossa supra-espinhal (situa-se cranialmente)e infra-espinhal (situa-se caudalmente). a fossa supra espinhosa está voltada mais cranialmente e apresenta em seu terço médio a tuberosidade da espinha da escápula e na sua extremidade distal o acrômio. Situado no terço distal, próximo à margem caudal encontra-se o forame nutrício.Na face medial encontra-se a fossa subescapular e uma área rugosa denominada face serrátil. Na extremidade distal situa-se uma superfície articular côncava, de contorno arredondado, denominada cavidade glenóide, para articulação com a cabeça do úmero. Proximalmente a cavidade glenóide encontra-se o tubérculo supraglenoidal de onde projeta-se o processo coracóide, uma pequena saliência.Na margem dorsal está a cartilagem da escápula, que é uma lâmina de cartilagem hialina.
Equino: é o único que não apresenta acrômio na parte ventral da espinha. A fossa supra espinhosa estende-se até a parte ventral.
Suíno: a espinha é triangular e apresenta sua tuberosidade bastante desenvolvida e inclinando-se caudalmente.
Canino: a espinha da escapula divide-a em duas fossas semi idênticas.
Úmero ÚmeroÉ um osso longo.