anatomia
UNIDADE 2
- SISTEMA ESQUELÉTICO ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
Ossos
chatos
ou
planos:
são
encontrados em locais onde exista a necessidade de proteção. São constituídos de duas camadas de compacto sobre uma de esponjoso. Temos como exemplos os ossos do crânio e face além das costelas, esterno e escápula.
ATENÇÃO:
Este roteiro é um auxílio para seu estudo em aulas práticas e teóricas. Ele de modo algum é uma lista de assuntos que possam ser cobrados em provas teóricas ou práticas. Desta forma, o aluno não deve limitar seu estudo a este roteiro ou aos assuntos nele tratados. É indispensável consulta à bibliografia recomendada e a frequência às aulas.
- Ossos irregulares: ossos de forma peculiar e diferente, possuindo uma constituição semelhante aos curtos e planos. Temos como exemplos as vértebras e os ossículos da orelha e alguns ossos do crânio como a mandíbula.
2.1- Definição e Funções
Conjunto de ossos articulados que formam uma armação chamada de esqueleto, permitindo ao homem manterse ereto e realizar feitos extraordinários de beleza artística, esforço atlético e resistência física.
O sistema esquelético, entre outras, apresenta cinco funções básicas:
- Suporte = suporta os tecidos circunjacentes - Proteção = protege os órgãos vitais e outros tecidos moles do corpo
- Movimentação = auxilia nos movimentos do corpo
- Hematopoiese = produz as células do sangue na medula vermelha do osso.
- Reserva de sais = fornece uma área de armazenamento para sais minerais
- Ossos sesamóides: pequenos e arredondados encontrados em tendões e próximos às articulações, como a patela.
- Ossos pneumáticos: possuem seios que são cavidades preenchidas de ar. Temos com exemplo o frontal, a maxila, o etmóide e o esfenóide. Alguns autores consideram o temporal.
2.3- Divisão do Esqueleto
Existem 206 ossos no esqueleto divididos numa parte axial e numa parte apendicular. O esqueleto axial compreende o crânio