anatomia
Introdução ATLETISMO
O Atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte-base porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de "stadium", tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.
Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética (IAAF, 2004).
- SUAS PROVAS
Neste quadro abaixo temos as provas de atletismo que se dividem em corridas, saltos e arremessos. Algumas são específicas femininas como por exemplo 100 metros com barreiras e a maioria são disputadas por homens e mulheres.
Agora veremos vídeos de algumas provas de atletismo. Sugiro que assistam apenas o vídeo mencionado, pois o conteúdo de outros vídeos que virão posteriormente não são aplicáveis ao tema abordado.
100 METROS RASOS
Característica da prova: solicita aos atletas velocidade máxima.
Características dos atletas: fortes com grande quantidade de massa muscular e força.
110 METROS COM BARREIRAS
Característica da prova: solicita aos atletas velocidade máxima e boa coordenação para transpor as barreiras.
Características dos atletas: fortes com grande quantidade de massa muscular e força.
REVEZAMENTO 4X100
Característica da prova: solicita aos atletas velocidade máxima e boa coordenação para passagem do bastão
Características dos atletas: fortes com grande quantidade de massa muscular e força.
SALTO EM DISTÂNCIA
Característica da prova: solicita aos