Anatomia
Por serem sistemas integrados, quando há um problema em algum deles, o movimento não ocorre. a) Sistema esquelético (ossos): alavancas do movimento.
O tecido ósseo e o sistema esquelético desempenham várias funções básicas:
-Sustentação: o esqueleto fornece uma estrutura para o corpo, sustentando os tecidos moles e proporcionando pontos de fixação para a maioria dos músculos esqueléticos.
-Proteção: o esqueleto protege muitos órgãos internos de lesão.
-Auxílio ao movimento: os músculos esqueléticos estão fixados nos ossos, por isso, quando os músculos se contraem, tracionam os ossos. Em conjunto, ossos e músculos produzem movimento.
-Homeostase mineral: o tecido ósseo armazena vários minerais, especialmente cálcio e fósforo. Conforme a demanda, os ossos liberam minerais no sangue, a fim de manter o equilíbrio mineral crítico (homeostase) e distribuir esses minerais para outras partes do corpo.
-Produção das células do sangue: no interior de certos ossos, um tecido conjuntivo denominado medula óssea vermelha produz eritrócitos, leucócitos e plaquetas, em um processo denominado hematopoiese. A medula óssea vermelha consiste em células sanguíneas imaturas, adipócitos, fibroblastos e macrófagos. Ela está presente nos ossos em desenvolvimento do feto e em alguns ossos adultos.
-Armazenamento de triglicerídeos: os triglicerídeos armazenados nas células adiposas da medula óssea amarela são uma reserva de energia química potencial. A medula óssea amarela também contém células adiposas e poucas células sanguíneas. No recém-nascido, toda a medula óssea é vermelha e está envolvida na hematopoiese. Com o aumento da idade, grande parte da medula óssea vermelha passa a ser amarela. b) Sistema articular (articulações sinoviais): local anatômico do movimento. Articulação: união de