Movimentos Sociais
Professora Mª. Edilene Xavier Rocha Garcia
ACADÊMICOS:
Aquidauana: MS
Maio de 2014
DEFINIÇÃO DO TEMA
A construção da democracia e o papel dos mediadores nos novos movimentos sociais.
INTRODUÇAO
A democracia, no sentido etimológico da palavra, significa o "governo do povo", o "governo da maioria". Prevalece nesta primeira aproximação deste fenômeno político uma definição quantitativa. Basta lembrar que a democracia, na antigüidade grega, mais particularmente em Heródoto, é uma "forma de governo" entre duas outras: a monarquia ou "governo de um só" e a aristocracia ou "governo de alguns".
A democracia evoluiu historicamente através de intensas lutas sociais e, com freqüência, também foi sacrificada em muitas dessas lutas. Nem sempre os movimentos sociais promovem a democracia, mas há uma tendência contemporânea a que muitos deles incorporem uma dimensão renovada de luta democrática, contribuindo para a ressignificação das práticas e teorias democráticas no começo deste século. A democracia não é algo que foi inventado em um lugar determinado e de forma definitiva. Nem todos os movimentos sociais promovem a democracia ou contribuem para a democratização, mas há uma tendência contemporânea para que muitos deles incorporem uma dimensão renovada de luta democrática, que se expressa em diferentes paisagens materiais e simbólicas, contribuindo para a reinvenção das práticas e teorias democráticas.
Movimento social se refere á ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organização não governamentais (ONGs).
Brasil – Os Movimentos Sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos