Anatomia
1. INTRODUÇÃO
O aparelho genital feminino é formado por órgãos interiores – ovários, tubas uterinas
(trompas de Falópio), útero e vagina – e por órgãos exteriores – formações labiais (monte púbico, grandes e pequenos lábios), vestíbulo ou espaço interlabial, órgãos erécteis (clítoris e bulbos vestibulares) e glândulas anexas (uretrais, parauretrais e vestibulares). Os ovários e as tubas uterinas são vulgarmente conhecidos por «anexos».
2. OVÁRIOS
Os ovários são estruturas pares situadas em espaços denominados fossas ováricas, junto das paredes laterais da pélvis menor, de cada lado do útero, por baixo e atrás das tubas. Estão fixos às faces posteriores dos ligamentos largos pelo mesovário. Apesar disso a sua posição é variável.
2.1.FORMA E DIMENSÕES
De forma oval, medem 3,0 a 4,0 x 2,0 x 1,0 cm.
2.2. MEIOS DE FIXAÇÃO
São considerados meios de fixação:
— O ligamento suspensor ou infundibulopélvico estende-se da parede pélvica até ao bordo aderente do ovário, é acompanhado pelos vasos ováricos que entram na pélvis menor junto da bifurcação da
artéria ilíaca comum, um pouco por fora do uréter.
— O ligamento tubo-ovárico une a extremidade superior do ovário ao infundíbulo da tuba.
— O ligamento útero-ovárico ou próprio do ovário estende-se da extremidade inferior do ovário ao ângulo lateral do útero atrás e por baixo da tuba.
— O mesovário é uma prega peritoneal dupla, curta, que une o hilo do órgão ao folheto posterior do ligamento largo, interrompendo-se nesse local, pelo que o ovário não tem revestimento peritoneal.
Este meso permite ao ovário movimentos de charneira semelhantes aos de uma porta nas suas dobradiças2,6,7.
2.3. CONFORMAÇÃO EXTERIOR E RELAÇÕES
Tem duas faces, dois bordos e duas extremidades. A face lateral ocupa a fossa ovárica olhando para os vasos ilíacos internos e uréter. A face medial está relacionada com as fímbrias da tuba uterina e com ansas intestinais. O bordo anterior ou hilo adere