Anatomia
Nome: Guilherme Nogueira Leal
Universidade de Taubaté
ANATOMIA
Sistema Urogenital
Introdução básica
Excreção e reprodução constituem duas funções biológicas básicas, que nos animais superiores se realizam por meio de uma série de órgãos complexos, os quais formam, em conjunto, o aparelho urogenital.
Aparelho urogenital é a unidade anatômica constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e a uretra. Os órgãos genitais compreendem, no homem, o pênis, os testículos, o epidídimo, a próstata, o escroto, o cordão espermático e as vesículas seminais; na mulher, compreendem a vulva, a vagina, o útero, as trompas e os ovários.
Aparelho urinário humano
Os rins, situados em ambos os lados da coluna vertebral, no nível das vértebras lombares mais altas, têm forma comparável à de um feijão e apresentam uma incisura medial, que corresponde ao hilo, por onde passam o ureter, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Em corte transverso, o rim consiste numa região cortical exterior, numa região medular, com áreas em forma piramidal, e no bacinete (ou pelve renal), que conduz ao ureter. O bacinete divide-se em dois tipos de cálices (os maiores e os menores).
A estrutura de cada rim é a de uma glândula tubular composta, cuja unidade filtradora, denominada néfron, compreende o corpúsculo ou glomérulo renal e o túbulo renal correspondente. Os glomérulos renais compõem-se de um enovelado capilar arterial envolvido por uma cápsula de paredes duplas, a cápsula de Bowman.
RIM
Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Sua coloração é vermelho-parda.
Os rins estão situados de cada