anatomia
É importante saber a estrutura do corpo humano, tendo em seus conceitos, muitos meios de estudo de cada parte do corpo, como principal objetivo a o conhecimento de diversas partes que o mesmo é composto.
2) Conceitue: Normal em anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
Normal: o indivíduo com saúde
Variação anatômica: não atrapalha o indivíduo no dia-a-dia. .um exemplo é 6 dedos em uma mão.
Anomalia: Atrapalha a função dos sistemas e do organismo de um indivíduo, podendo viver, porém, atrapalha no dia-a-dia. Um individuo sem um rim. Monstruosidade: Impede a vida: Um indivíduo (feto) sem coração.
3) Cite e explique os fatores gerais de variação.
Idade: é o tempo de duração de uma vida. Anatomicamente é possível ter modificações anatômicas, tanto intra como extra-uterina.
Sexo: é o caráter de masculinidade ou de feminilidade. Morfologicamente é possível observar estruturas de características especiais mesmo estando fora da esfera genital.
Raça: é o produto final do cruzamento de grupos humanos que possui características físicas comuns, externa e internamente, pelos quais se distinguem dos demais.
Biótipo: é o resultado da soma das características herdadas e adquiridas pelo meio e pela sua inter-relação. Exemplo: Longilíneos, Mediolíneos e Brevilíneos.
Evolução: é a influência de diferenças morfológicas no decorrer dotempo. Estudo dos fósseis.
4) Defina biótipo e diferencie longilíneo, brevilíneo e mediolíneo (normolíneo).
Biótipo:é a resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua inter-relação.
Longilíneos: são indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado ântero-posteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco.
Brevilíneos: são indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de.
Grande diâmetro ântero-posterior, membros