Anatomia
Leonardo da Vinci era um artista perfeccionista que estudava em pormenor tudo aquilo que iria representar. Assim, desde cedo começou a interessar-se pela anatomia do corpo humano, de modo a representar da melhor maneira as suas personagens.
Com o passar do tempo, o estudo da anatomia humana deixou de ser um workshop para o seu trabalho para passar a ser um ramo de investigação independente na vida de Leonardo da Vinci.
Para ele, o organismo humano era uma máquina maravilhosamente construída, cujos princípios de funcionamento pretendia compreender. Alguns dos seus estudos anatômicos datam de 1480, como a representação que fez de um crânio. Os seus desenhos, apesar de apresentarem alguns erros de pormenor, são de uma clareza espantosa.
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser.
Para você que com certeza se interessa, segue abaixo um documentário exibido no programa Fantástico da Rede Globo , intitulado de "“"Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento ate á morteâ€. O documentário está completo e tem extensas informações e