Anatomia
Princípios doutrinários do SUS:
Universalidade: Dever do Governo municipal, estadual e federal a prestar garantia a qual quer cidadão ao acesso a saúde pública. Equidade: Igualdade perante o SUS para todos os cidadãos sem privilégios, sem preferencias do que o sistema puder oferecer para todos.
Integralidade: O homem como ser biopsicossocial, deverá ter a prioridade na proteção de sua saúde e a recuperação por completo da enfermidade.
Princípios que regem a organização do SUS:
Regionalização e hierarquização: Solucionando os problemas de certas comunidades com melhores assistências de atendimento e de resolubilidade para resolver os determinados problemas com mais eficiência com todo avanço tecnológico na vigilância sanitária, epidemiológica, atenção ambulatorial e hospitalar Resolubilidade: A exigência de quando o cidadão procura o atendimento, o serviço seja capacitado e ter toda competência para resolver o caso. Descentralização: A repartição das responsabilidades com um objetivo de quanto mais perto do fato a decisão for tomada, mais chances de dar certo. Assim como a responsabilidade do governo municipal com o município, responsabilidade do governo estadual de cuidar do estado e o de abrangência nacional será de responsabilidade federal. Participação dos cidadãos: A participação que o cidadão tem na criação da política de saúde e em sua execução, em todos os níveis, desde o federal até o local. Complementariedade do setor privado: Quando houver a insuficiência do setor público e for preciso a contratação de serviços privados, deve se dar sob três condições, a primeira é o contrato com todos os direitos e interesses público sobre o particular. A segunda é que o setor privado deverá estar de acordo com conceitos e princípios básicos e normas do SUS, prevalecendo os princípios da universalidade, equidade, Integralidade,