Organizador de eventos
Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosa durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar, fazer um cooper, jogar boliche, tênis... O importante é que se pratique uma atividade de lazer ao, dia. Por quê? Em uma sociedade onde a globalização chegou muito rápido e junto com ela a tecnologia, a tendência de nós, seres humanos, é cada vez mais vivermos isolados e sozinhos, em frente ao mais famoso e discutido invento do homem: o microcomputador. Nem que seja durante uma hora, ou talvez, até minutos do dia, é necessário termos um momento em que possamos sentir prazer e/ou diversão por alguma coisa.
A definição mais conhecida de lazer é do sociólogo francês Dumazedier. Este autor define lazer da seguinte maneira: “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.
Mas atualmente, especialistas como Prof. Valmir José Oleias falam que:
A. o lazer tem sido, historicamente, uma atividade necessária ao desenvolvimento bio-psíquico-social do homem;
B. o lazer está relacionado à disponibilidade do tempo livre;
C. o lazer diz respeito mais diretamente às classes privilegiadas pela sua situação sócio-econômica;
D. por fim, a prática do lazer é influenciada, sobretudo pelo Estado, na medida em que este pode implementar políticas públicas para o setor, além de oferecer espaços físicos necessários e adequados para a sua execução.