Anatomia
Nomina Anatômica é a ciência que estuda macroscopicamente e a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Seu estudo tem uma longa e interessante historia, desde os Primórdios da civilização humana, inicialmente limitada ao observável olho nu e pela manipulação dos corpos. Expandiu-se ao longo pelo tempo, graças aquisiçãodastécnicas inovadoras.
Atualmente a anatomia pode ser dividida em três grandes grupos:
Anatomia macroscópica
Anatomia microscópica
Anatomia de desenvolvimento.
A anatomia macroscópica é o estudo das estruturas observáveis, a olho nu, utilizando ou não recurso tecnológico os mais variáveis possíveis, enquanto a anatomia microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis e requerer uso de instrumentos para ampliação, como lupas, microscópio óptico e eletrônico. Este grupo é divido em Citologia (estudo das células) e Histologia (estado do tecido e de como estes se organizam para a formação de órgão).
Anatomia de desenvolvimento estuda o desenvolvimento do individuo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta.
ATUALIZAÇÃO
A quinta edição, publicada em 1983, continua em vigor, e foi oficializada pelo Internacional Anatômica Nomenclatura Comitê– IANC, sendo a última revisão feita em 1985, no 12°Congresso Internacional de Anatomia em Londres, 1895 – A Nomina Anatômica de Basiléia (BNA) foi preparada em latim, principalmente por anatomistas alemães. 1933 – Foi feita uma revisão britânica BNA (BR) (Nomina Anatômica de Basiléia) pela Sociedade de Anatomia da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. 1936 – Nomina Anatômica de Jena- (JNA) foram preparadas por anatomistas alemães. No mesmo ano um Comitê Internacional de Nomenclatura foi iniciado no 4° Congresso Internacional de Anatomistas, em Milão, na Itália. Trabalho interrompido pela Segunda Guerra Mundial, 1955 – a primeira edição foi publicada com auxílio financeiro da UNESCO, 1961 – a segunda edição foi feita pelo Professor G.