Tutorial do Sistema Unix
Entrando no sistema
Para utilizar um sistema Unix, os usuários devem efetuar o processo de log in, que consiste em digitar o seu username e sua password. O administrador do sistema é o responsável por criar usuários, portanto caso você não seja o administrador, você deve contactá-lo para tal.
Além disso, a cada máquina Unix deve ser designado um hostname, que é o nome da máquina para outros elementos da rede. Este nome também será usado, junto com o nome de domínio, para identificar a máquina dentro da Internet. Em suma, ao entrar em um sistema Unix, você receberá a seguinte mensagem, por exemplo:
Linux 1.2.1 (cesunix.filadelfia.br) (ttyp9)
zaqueu login:
A partir dessa mensagem, basta digitar seu username e sua password, para que o Linux (variante do Unix utilizada em nossos exemplos) carregue o shell (para efeitos desse texto, o Bourne-again shell ou bash) e mostre seu prompt. A partir daí, você está apto a digitar comandos.
Saindo do sistema
Existem várias formas de se sair do sistema, terminada sua utilização. A mais comum delas é o uso do comando exit, a partir do prompt do shell.
Mudando sua senha
Você não pode modificar seu username, porém você deve modificar sua senha periodicamente. O comando para executar tal tarefa é o passwd. Ao executá-lo, a nova senha é perguntada duas vezes. Caso você esqueça sua senha, você terá que pedir ao administrador do sistema modificá-la.
A árvore de diretórios
Todo sistema Unix possui uma árvore de diretórios similar. Ela se inicia no diretório raiz (/) e se desmembra em vários subdiretórios. O diretório inicial dos usuários é o /home/username, portanto se seu username é pedro, seu diretório inicial (onde você guardará seus arquivos pessoais) será o /home/pedro. A seguir, nós vemos uma típica árvore de diretórios.
Manipulando diretórios
Os comandos básicos para manipulação de diretórios são os seguintes:
Para criar um diretório, utiliza-se o comando mkdir. Basta especificar o caminho do