Gerenciamento de Arquivos em UNIX
Gerenciamento de Arquivos
Em sistemas UNIX todos os dados do usuário são organizados e armazenados em arquivos.
Esses arquivos são, posteriormente, organizados em uma estrutura de diretórios e subdiretórios.
Esses diretórios e subdiretórios são organizados em uma estrutura de árvore, chamado sistema de arquivos.
No UNIX, existem três tipos básicos de arquivos:
Arquivos comuns: Contém dados do usuário ou conjunto de instruções de programa.
Diretórios: Armazenam os arquivos do usuário em um tipo de estrutura de “pasta“.
Arquivos especiais: Controlam acesso a certos tipos de hardware, tais como unidades de CD-ROM, discos rígidos, adaptadores ethernet, etc.
Tipos de Arquivo
Um arquivo é uma coleção de informações relacionadas que é residente no sistema de arquivos e é identificada por um nome de arquivo único. O UNIX compreende três tipos de arquivos:
Arquivos ASCII:
Esse é o tipo mais comum de arquivo. É uma sequência de caracteres, ou bytes. Alguns exemplos seriam arquivos código fonte e executáveis, ou binários, arquivos. Para o sistema operacional UNIX não há diferença entre um arquivo de texto e um arquivo binário, ambos são um “stream“ de bytes divididos em blocos e armazenados no sistema de arquivos.
Arquivos de diretório:
Um diretório é um tipo especial de arquivo, é um arquivo de arquivos. Esse tipo de arquivos não contém nenhum texto ou programa executável, mas uma lista de nomes de arquivo, nomes de diretórios e outras informações como localização no dispositivo de armazenamento, tamanho dos arquivos e sua titularidade.
Arquivos de dispositivos:
UNIX fornece uma interface padrão entre o hardware, como discos e impressoras e o sistema operacional. Dispositivos, ou arquivos especiais, estão localizados no subdiretório /dev.
Operações básicas com arquivos
O sistema operacional UNIX