Anatomia
OSTEOPOROSE:
A osteoporose é um problema de saúde que é adquirido por vezes na fase posterior da menopausa, e é uma doença que não vem acompanhada de sintomas até que a pessoa que a tem sofra uma fratura e só assim terá descoberto que tem a doença. Os homens também podem ter a doença, que se torna mais freqüente com o envelhecimento A osteoporose é a perda rápida da densidade óssea, fazendo com que a fragilidade a batidas e tombos se torne muito grande e os riscos de fraturas e machucados sérios fiquem ainda maiores.
É por essa razão que, sendo na adolescência a fase mais ideal para formar uma boa estrutura óssea, que os adolescentes passem a pensar em seu futuro e em sua saúde e comecem desde já a se alimentar de forma correta e a fazer exercícios, bem como ingerir bastantes alimentos derivados do leite que contenham bastante cálcio.
Fatores de risco - História da doença na família; Idade avançada; Imobilizações prolongadas; Alguns tipos de medicamentos; Alcoolismo e tabagismo; Doenças que interferem no metabolismo ósseo.
OSTEOPENIA:
Osteoporose e Osteopenia
Nos estágios iniciais da osteoporose, a perda de massa óssea é assintomática.
A osteopenia é definida como diminuição da densidade óssea e, muitas vezes, é considerada um percursor para a osteoporose. A diferença entre os dois termos reside no fato de a primeira não ser considerada uma doença, mas um risco elevado de fraturas. O mal ocorre quando a massa óssea é até 25% menor do que o considerado normal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMC). Quando a perda é maior do que este percentual classifica-se a osteoporose.
A importância do sol e do leite, embora a exposição exagerada ao sol seja prejudicial, criar o hábito de aproveitá-lo moderadamente é considerado saudável. É de graça, fácil e um ótimo programa. Hábitos que incluam a ingestão adequada de cálcio, banhos de sol e a prática de exercícios físicos são importantes na prevenção da osteopenia. Evitar o fumo e