anatomia
ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO
1. INTRODUÇÃO
Cabeça Óssea= Crânio + Mandíbula
LESÕES NA CABEÇA – Lesões na cabeça são a principal causa de morte e incapacidade. Lesões vasculares como hemorragias, infecções como a Osteomielite ou Inflamação da Medula Óssea e do osso adjacente, lesão no cérebro e nos Nervos Cranianos. A desordem mentual é o sintoma mais comum da lesão na cabeça. Dor de cabeça (apenas ocasionalmente se manifestará em um tumor de cérebro). Nevralgias – dor de uma palpitação acentuada ou de um caráter intenso no trajeto de um nervo, causada por uma desmielinização dos nervos – são uma causa comum de dor facial. Nevralgia Facial (Nevralgia do Nervo Trigêmeo) descrevem sensações dolorosas difusas. Dor de ouvido (otalgia), dor de dente (odontalgia). A dor de cabeça pode estar associada a febre, tensão e fadiga, mas pode indicar um problema intracraniano sério como um Tumor no Cérebro, Hemorragia Subaracnóidea ou Meningite. Esses casos são proeminentes (responsáveis pelos principais sintomas).
CRÂNIO é dividido em Neurocrânio (aloja o cérebro) e Viscerocrânio (esqueleto da face). O Crânio possui um teto semelhante a uma abóbada – a Calvária – e um assoalho ou Base do Crânio que é composta do etmóide e partes do occiptal e temporal. Fornecem invólucro para o cérebro, meninges encefálicas, nervos cranianos e vasos sanguíneos.
Neurocrânio= 8 ossos
Frontal
Parietais pares
Temporais pares
Occiptal
Esfenóide
Etmóide
A maioria desses ossos são planos, curvados e unidos por suturas.
Viscerocrânio = 14 ossos
Lacrimais pares
Ossos nasais pares
Maxilares pares
Zigomáticos pares
Palatinos pares
Conchas Nasais Inferiores pares
Mandíbula
Vômer
Diversos ossos irregulares formam a estrutura da face e base do crânio.
Na infância, os ossos Occiptal e Esfenóide são unidos por Sincondroses (cartilagem hialina). Os demais ossos cranianos são unidos