Anatomia
A tuberculose é uma doença infecciosa causada mycobaterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor Robert Koch em 1882.
Transmissão é direta: ocorre de pesssoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durantes contatos prolongados em ambientes fechadados e com pouca ventilação.
Após a transmição direta do bacilo, ocorrerá uma destas situações, o sistema imunológico do indivíduo pode elimina-lo, a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença, ou pode haver a ativação da doença vários anos depois.
Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com uma gripe, tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são sintomas da doença e dificuldade na respiração,eliminação de sangue e acúmulo de pús na pleura pulmonar saõ características em casos mais graves.
O diagnóstico é feito via análise dos sinais, sintomas, radiografia do tórax, exames laboratóriais e escarro.
Tratamento primário
Inclui os profissionais generalistas e capacitados para o atendimento ao portador de tuberculose e seus contatos, para que possa diretamente observado com esquema básico através de medicaçoes ( antibióticos) para fase inicial dos dois primeiros meses de tratamento.
Tratamento secundário
Inclui os profissionais generalistas com experiênciaem em tuberculose capacitados para lidar com efeitos maiores dos medicamentos, esquemas especiais e morbidades, sendo assim seus efeitos adversos que possa acontecer durante o tratamento.
Tratamento terciário
Inclui os casos de resistência de todos os tipos de tratamento imposto, podendo ser internado para acompanhamento e tratamento mais eficaz.
Todos os tratamentos devem ser realizados com amor e profissionalismo, tanto do médico quanto da enfermagem.