Como o marketing é definido
Quando pensamos em marketing temos diversas definições de autores. Pensamos em necessidade e desejo. Pensamos em propaganda. Mas, o marketing vai além de “vender” algo, envolvendo diversos outros aspectos, é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes. Além disso, envolve a boa administração do relacionamento com os clientes, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
É um processo social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. AMA -American Marketing Association (KOTLER e KELLER, 2006).
Contudo, não existe uma definição exata, é possível extrairmos diversos significados e direcionamentos, assim, se faz necessário distinguir conceitos.
O Marketing é uma ciência que busca analisar, encontrar necessidades não atendidas e oferecer soluções que atendam essas necessidades, seja por meio da criação de um novo produto, ou na oferta de um serviço, ou até modificando uma criação já existente dando uma nova concepção.
As necessidades dos consumidores podem nascer da influência de vários aspectos, como: fatores demográficos (sexo, região, faixa etária, religião, etc.); psicográficos (hábitos, atitudes, comportamentos, etc.). Ao definir as necessidades que ainda não são atendidas por sua empresa ou principalmente pela concorrência é preciso definir os objetivos e consequentemente estratégias de marketing que possibilitarão suprir a demanda, ou seja, preencher essa lacuna no mercado.
Estratégias
Existem diversas estratégias, e dentro dessas estratégias vale ressaltar a importância do Marketing Mix ou Composto de Marketing, mais conhecidos como a técnica dos "4 Ps" (Product, Price, Place, Promotion), que é um conjunto de variáveis que influenciam no comportamento ou decisão de compra do público-alvo