Anatomia
Os órgãos dos sistemas reprodutor masculino e feminino asseguram a continuidade da espécie.
Executam tal função produzindo gametas (células germinativas) por meio de um método que assegura que os gametas do homem (espermatozóides) possam ser introduzidos no corpo da mulher, onde um deles irá se fundir com um gameta feminino (óvulo). Esta penetração de um óvulo pelo espermatozóide é chamada fertilização. Os órgãos reprodutores femininos proporcionam um meio adequado no qual o óvulo fertilizado (zigoto) pode se desenvolver até um estágio no qual é capaz de sobreviver fora do organismo materno.
Os órgãos que produzem os gametas são referidos como órgãos sexuais principais, ou órgãos sexuais essenciais. São as gônadas – os testículos no homem e os ovários na mulher. Alem da produção de gametas, os órgãos sexuais principais também produzem hormônios que influem no desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas e femininas e regulam o ciclo reprodutivo. No homem, células especializadas nos testículos produzem um grupo de hormônios chamados andrógenos. O andrógeno mais ativo é a testosterona. Na mulher, os ovários produzem estrógenos e progesterona.
As estruturas que transportam, protegem e nutrem os gametas após terem deixado as gônadas são chamadas órgãos sexuais acessórios. No homem os órgãos sexuais acessórios incluem os epidídimos, os ductos deferentes, as vesículas seminais, a glândula próstata, as glândulas bulbouretrais, o escroto e o pênis. Os órgãos sexuais acessórios femininos incluem as tubas uterinas, o útero, a vagina e a vulva.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino inclui os testículos, que produzem espermatozóides; alguns ductos que reservam, transportam e nutrem os espermatozóides; diversas glândulas acessórias que contribuem para a formação do sêmen; e o pênis, através do qual o sêmen é transportado para fora do corpo. Períneo masculino
O períneo inclui todas as