Anatomia
Responsabilidades tratando-se de erros de exames pelo laboratório, não podemos julgar somente um indivíduo como o culpado, porque dentro do mesmo há um grupo de pessoas que participam deste exame, desde a coleta até a emissão do resultado.
Se esse erro ocorrer, como não sabemos quem é o culpado, teoricamente quem tem mais condições de arcar com os danos é o dono do laboratório. Ele quem vai ter que pagar por tudo e “mais tarde” investigar quem realmente é o autor do erro que quando descoberto, denunciado à lide. Toda empresa tem seu responsável, é ele que arcará com as sanções obrigado também a pagar indenização mesmo que não tenha culpa. Um profissional nunca deve deixar de manipular um exame, por pressão ou qualquer que seja o motivo. Isso é desrespeito a ética profissional, e além do mais tem-se uma vida em meio a isso. Podendo ser considerado como assédio moral por ser uma conduta abusiva, que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras. É importante saber que a relação que acontece entre paciente e laboratório é4 de consumo. Tratando-se de exames temos que ter cautela, atenção na sua realização, pois a pessoa que vai receber a notícia, pode não estar preparada psicologicamente para aquele diagnóstico e assim prejudicando-a por um erro seu.
Mas para que se leve adiante, deve haver provas robustas e muito bem fundamentadas, em casos de dúvidas, a portaria n°488 obriga um segundo exame. Todo e qualquer laboratório que não segue as regras, consequentemente será punido, condenado por danos morais. É necessário que o usuário do serviço saiba que resultados desse tipo HIV/AIDS, não se tiram conclusões precipitadas. É importante fazer novos exames, sob outra versão. Fica claro então que o laboratório arcará com todas as consequências, sejam elas amigável ou jurídica.
O paciente nunva deve abrir o envelope, cabe somente ao seu médico abri-lo e diagnosticar sua doença. Lembrando