Anatomia
(Citoesqueleto)
Citoesqueleto
-
Primeiramente acreditava-se que o citoesqueleto tinha só a função de suporte, mas depois ficou demonstrado que ele é responsável pela manutenção, estabelecimento da forma, além dos movimentos celulares (pseudópodos, deslocamento intracelular, etc).
O citoesqueleto é responsável por várias funções celulares, é responsável pela forma da célula, posição dos seus componentes, pela contração celular, pelo movimento das células e pelo deslocamento das organelas. As células têm formas bastante variáveis, já a localização das organelas não é tão variável e depende do tipo celular.
-
Os principais elementos do citoesqueleto são:
-
Principais elementos do citoesqueleto
microtúbulos, microfilamentos(filamen-tos de actina e de miosina),
-
-
Filamentos Intermediários
Os deslocamentos intracelulares se devem as proteínas motoras:
-
dineínas e cinesinas: deslocamento em associação aos microtúbulos miosina: formam filamentos que se associam com a actina.
-
Microtúbulos ü São cilindros delgados e alongados cada um formado por dímeros proteicos dispostos em hélice. Cada dímero tem duas cadeias semelhantes (alfa e betatubulina). Cada cilindro é formado por 13 dímeros. Eles estão em constante reorganização crescendo em uma das extremidades devido à polimerização dos dímeros de tubulina, e diminuindo na outra extremidade onde predomina a despolimerização.
ü
A extremidade que aumenta é a extremidade mais (+) e a que diminui é a extremidade menos (-). Os processos de alongamento e encurtamento são um desequilíbrio entre polimerização e despolimerização.
Esse processo é dependente do Cálcio e de uma proteína chamada de MAP (microtubuleassociated proteins). ü ü
Foram descritos dois tipos de componentes motores que promovem o deslocamento de partículas sobre os microtúbulos: 1) proteínas da família das dineínas: que transportam substâncias da extremidade + para -. 2) proteínas da