Anatomia
É a parte da anatomia que estuda os músculos e seus anexos.
Os músculos são órgãos eu se caracterizam pela capacidade de contração, quando devidamente estimulados. Cada músculo é composto por uma porção vermelha denominada ventre e uma parte branca representada pelos tendões.
Existem três tipos de músculos são eles: músculo estriado esquelético, liso e estriado cardíaco.
Composição
O ventre é a parte ativa, que se contrai, se encurta e produz movimento, é composto por fibras musculares que é composto por pequenas unidades funcionais (miócitos).
O tendão é a parte passiva, que se fixa no osso e transmite a força da contração do ventre para o osso, é composto por tecido conjuntivo resistente e esbranquiçado
Funções a) Produção dos movimentos corporais b) Estabilização das Posições Corporaisc) Regulação do Volume dos Órgãosd) Movimento de Substâncias dentro do Corpoe) Produção de Calor
Classificação dos Músculos
Quanto a forma:
Longo
Largo
Curtos
Leque
Classificação dos Músculos
Quanto a origem e inserção
Origem: bíceps
Inserção: flexor longo dos dedos dos pés
Classificação dos Músculos
Quanto a função:
Agonista
Antagonista
Sinergista
Tipos de Contração
O nome dado aos músculos é derivado de vários fatores, entre eles o fisiológico e o topográfico:
a) Contração Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação. Ex: Trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabeça.
b) Contração Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração. Ex: idem anterior, porém quando recolocamos o livro sobre mesa.
c) Contração Isométrica: servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa. Ex: idem anterior, porém quando o livro é sustentado em abdução de 90°.
Anexos musculares