anatomia
INTRODUÇÃO
O sistema reprodutor masculino inclui os testículos, que produzem espermatozóides; alguns ductos que reservam, transportam e nutrem os espermatozóides; diversas glândulas acessórias, que contribuem para a formação do sêmen que é transportado para fora do corpo.
GRUPOS
Gônadas: órgãos produtores de gametas: são os testículos.
Vias condutoras dos gametas: isto é, vias percorridas pelos gametas masculinos (espermatozóides) desde o local onde são produzidos até sua eliminação nas vias genitais femininas: túbulos e dúctulos dos testículos, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra.
Órgão de cópula: ou seja, órgão que vai penetrar nas vias genitais femininas, possibilitando o lançamento nelas dos espermatozóides: é o pênis.
Glândulas anexas: cujas secreções vão facilitar a progressão dos espermatozóides nas vias genitais: vesículas seminais, próstata e glândulas bulbo-uretrais.
Estruturas eréteis : formadas por tecidos especiais que se enche de sangue, ocorrendo então aumento de seu volume: são os corpos cavernosos e o corpo esponjoso do pênis.
Órgãos genitais externos : são aqueles visíveis na superfície do corpo: pênis e escroto, sendo este uma bolsa que aloja os testículos.
PARTES ESPECÍFICAS
Testículos : são os órgãos produtores dos espermatozóides, sendo que a partir da puberdade produzem também hormônios, que são responsáveis pelo aparecimento de caracteres sexuais secundários. Em numero de dois, ovóides, facilmente palpáveis dentro da bolsa que aloja (escroto), onde o esquerdo está em geral em um nível inferior ao direito. O testículo é revestido por uma membrana fibrosa – túnica albugínea .
Epidídimo : é uma estrutura em forma de C, situa-se contra a margem posterior do testículo, onde pode ser sentida pela palpação. Os espermatozóides são aí armazenados até o momento da ejaculação (fenômeno da eliminação do sêmen). Descrevem-se no epidídimo a cabeça, o corpo e a