Anatomia - S. Nervoso
Lâmina quadrigémea – constituída por 4 tubérculos quadrigémeos dispostos aos pares de cada lado da linha mediana.
Pedúnculos cerebrais – 2 feixes brancos que estabelecem a ligação entre a protuberância anular e o cérebro.
No interior encontra-se o aqueduto do encéfalo que conecta o 3º e o 4º ventrículo.
Entre a substantia nigra e o aqueduto do encéfalo encontramos o núcleo rubro. A cor avermelhada deve-se à elevada vascularização e a presença de pigmentos de ferro no citoplasma dos seus neurónios.
A substantia nigra consiste num núcleo bilateral e simétrico. O seu nome deriva da coloração que apresenta – negra. É responsável pela produção de dopamina no cérebro o que afeta os processos cerebrais que controlam o movimento, a resposta emocional e a possibilidade de experienciar prazer e dor.
O metencéfalo é a porção média do tronco encefálico. É limitado pelo cerebelo, atrás, e pela protuberância anular, à frente.
A protuberância anular, também conhecida por ponte de Varólio, tem um aspeto cuboide e achatado. Está compreendida entre o bulbo raquidiano, em baixo, o mesencéfalo, em cima e liga-se ao cerebelo, lateralmente. Apresenta um sulco pedúnculo-protuberancial que separa os pedúnculos cerebrais da protuberância anular e um sulco bulbo-protuberancial que separa o bulbo raquidiano da protuberância anular.
Os pedúnculos cerebrosos médios são fibras que conectam a ponte de Varólio ao cerebelo.
O mielencéfalo é a parte mais inferior do tronco encefálico e é constituído pelo