Anatomia e Fisiologia Humana
Articulações Fibrosas:
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.
Articulações Cartilaginosas:
Nas articulações cartilaginosas o tecido que se interpõe é a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas sínfises a cartilagem é fibrosa. Em ambas a mobilidade é reduzida. As sincondroses são raras e o exemplo mais típico é a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crânio. Exemplo de sínfise é a união, no plano mediano, entre as porções púbicas dos ossos do quadril, constituindo a sínfise púbica. Também as articulações que se fazem entre os corpos das vértebras podem ser consideradas como sínfise, uma vez que se interpõe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral.
Articulações Sinoviais:
A mobilidade exige livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isto é impossível quando entre elas interpõe-se um meio de ligação, seja fibroso ou cartilagíneo. Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas articulações, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado sinóvia, ou líquido sinovial.
3) Faça um estudo sobre a dinâmica respiratória. Dinâmica respiratória
Modo
Pode-se classificar de acordo com o predomínio da respiração, que pode ser oral, nasal ou misto. As alterações inflamatórias ou alérgicas como as afecções rinológicas podem influenciar este parâmetro (se o paciente estiver nessas situações, o avaliador deve encaminhá-lo para uma avaliação otorrinolaringológica, ou caso ele já tenha sido avaliado, devemos avaliar esse item quando o processo inflamatório estiver controlado).
Deve-se observar se