Anatomia e fisiologia das articulações
Essas articulações são totalmente moveis, também podendo ser chamadas de articulações verdadeiras. Em vista de movimento é uma das mais importantes. Esse tipo de articulação pode ser classificada em três tipos:
-Articulação Monoaxial: esse movimento é dependente de apenas um eixo, que tem liberdade de fazer a flexão e extensão, como por exemplo, a do joelho.
-Articulação Biaxial: esse tipo é quando se a mesma consegue realizar movimento em dois eixos. Esta pode fazer movimentos de extensão, flexão e adução, também chamada de BIAXIAIS.
-Articulação Triaxial: quando a articulação realiza movimentos a partir de três eixos, flexão, extensão, abdução e adução, permitindo a rotação, também chamadas de triaxiais.
Também existem 3 outros tipos de articulações que são baseadas em meio a união:
-Articulações fibrosas
-Articulações cartilaginosas
-Articulações sinoviais
Dentro dessas articulações o meio interposto entre as superfícies articulares é um fluido o liquido sinovial que tem a função de nutrir e proteger, pois transporta os nutrientes, retira os catabólitos (resíduos do metabolismo) da cartilagem articular e lubrifica as superfícies articulares.
ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS (ANFIARTROSES)
Nas articulações cartilaginosas, também chamadas de anfiartroses, como o próprio nome diz, os ossos são ligados por cartilagem, possibilitando assim o movimento. Dentro desse assunto entra os tipos dessa articulação, que são:
Sincondroses: os ossos dessa articulação é unido por uma cartilagem chamada hialina. Esse tipo de articulação esta constantemente sendo substituída por uma nova, ou seja, quando ela gasta o próprio corpo produz outra, repondo a que falta. Mas não é no corpo inteiro que isso acontece, as articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.
Sincondroses Cranianas Sincondroses Pós-cranianas:
Sínfises: As