anatomia humana
ESCOLA
Rosa Amélia Pereira da Silva
Grupo Literatura, Ensino e Recepção – LER – UnB
Palavras-chaves: Leitura – Literatura – Escola – Professor – Prática
Social e Cidadania.
Leitura:
“1. ato de decifrar signos gráficos que traduzem a linguagem oral; arte de ler.
2. ação de tomar conhecimento do conteúdo de um texto escrito, para se distrair ou se informar. 3. maneira de compreender, de interpretar um texto, uma mensagem, um acontecimento 4. ato de decifrar qualquer notação; o resultado desse ato” (In:
Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. 1.0.7).
Basta o sentido dicionarizado para se entender o significado da palavra leitura? Para se compreender, de fato, o fenômeno leitura, como ela ocorre, quais as conseqüências de ser leitor, é necessário percorrer algumas áreas do conhecimento.
Consideraremos as teorias da Psicologia, da Cognição e da Estética da Recepção explorada na literatura para discorrer a respeito do assunto.
Leitura: Uma perspectiva psicológica
De acordo com a perspectiva psicológica, Silva afirma que o ato de ler ocorre, de fato, quando acontece a abertura da consciência para aquilo que se deseja ler, não necessariamente texto verbal, escrito. A seguir, acontecem a constatação do sentido e o cotejamento com outras leituras, com o intuito de transformar e atribuir significados. Toda leitura é única, em decorrência da atribuição de significado que ocorre de acordo com o horizonte de experiência e expectativa de cada um e, no momento em que acontece o posicionamento do ser perante o mundo, existe um leitor efetivo, capaz de pensar a realidade e recriá-la a partir do lido.
Então, conclui-se que se é leitor desde o nascimento. Ainda criança, apesar de não ser alfabetizado, existe a possibilidade de um leitor sagaz, que busca compreender situações e atuar para modificá-las, ou até mesmo criá-las, operando junto com o outro, numa construção dialógica de