ANATOMIA, FISIOLOGIA E DERMATOLOGIA: Doenças de pele
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Doenças de pele 4
2.1.1 Acne 4
2.1.1.1 Psoríase 4
2.1.1.1.1 Cancer de pele 4
2.1.1.1.1.1 Envelhecimento cutâneo 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O trabalho interdisciplinar mostra algumas das doenças de pele, abordando as causas, mecanismos fisiopatológicos e fatores que a predispõem, mostrando assim a importância do conhecimento dessas para futuramente no campo de trabalho, em um centro de estética poder prestar um serviço adequado aos pacientes, e orientá-los a um tratamento adequado ao tipo de doença. Isto e o resultado do que conhecemos e vimos em prática nos conteúdos ministrados nas disciplinas de Educação a Distancia, Estética e Imagem Pessoal, Biossegurança em Centros de Estética, Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, Ética, Politica e Sociedade e Seminário temático.
2 DESENVOLVIMENTO
A pele não é apenas uma camada protetora, é o maior órgão do corpo humano e também o afetado pelo maior numero de doenças. É um sistema que regula a temperatura corporal, recebe os estímulos de dor e de prazer, não permite que determinadas substâncias entrem no organismo e representa uma barreira protetora aos efeitos prejudiciais do sol. A pele é dividida em três camadas a Epiderme, camada superficial, logo abaixo a Derme e a Hipoderme, camada mais profunda.
O estresse do cotidiano faz com que algumas doenças tenham mais frequentes distúrbios de pele. "Ele libera uma substância nos nervos, chamada neuropeptídeo, e isso leva à doenças de pele e todas as inflamações", diz o professor doutor Ricardo Romiti, médico do departamento de dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. (Dr. Ricardo Romiti, por Ana Gissoni, 30/09/2010 – 10h54).
2.1 dOENÇAS DE PELE
As doenças de pele acontecem em uma faixa etária ampla da população, tem fatores casuais distintos, geralmente afeta a epiderme e a derme da pele