Trabalho Grupo Dependencia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo-o contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol, calor e frio. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor.
Mas, mesmo com toda esta proteção, a pele está sujeita a muitas doenças e alguns cuidados especiais. Abordarei a seguir um relatório baseado nos estudos de Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, sobre as principais doenças e disfunções da pele mais comuns nos centros de estética, visando o acompanhamento da pratica e da realidade vivenciada por profissionais de estética quando estão em contato com clientes que apresente algum tipo de disfunção da pele.
2 DESENVOLVIMENTO
Por se tratar de um órgão tão extenso, com tantas funções importantes e estando exposto a tantas agressões externas, é normal que a pele apresente uma série de doenças, que tem diferentes causas e que precisam de tratamento adequado. O maior vilão contra a pele são os raios ultravioletas, que causam uma série de problemas, que podem ir desde manchas até o desenvolvimento do câncer de pele. As doenças de pele mais comuns nos centros de estética, e nem por isso menos graves, são: herpes, psoríase, acne, eczemas, vitiligo, envelhecimento facial, entre outras.
Sobre a Herpes que é uma doença viral, recorrente e contagiosa. Onde ocorrem lesões que se manifestam na região genital masculina e feminina e na mucosa da boca. A herpes ainda não tem cura e normalmente é benigna, no entanto em alguns casos pode ocorrer complicações neurológicas. O vírus fica no corpo da pessoa por toda a sua vida e quando baixa a imunidade ele se manifesta. Foi possível observar a boa