Anatomia esquelética
Sistema Esquelético O sistema esquelético ou esqueleto é formado por ossos e cartilagens. Fornece apoio e sustentação para o corpo; produção contínua de células sanguíneas e proteção para órgãos vitais como o encéfalo, coração e outros órgãos. É também onde o sistema muscular atua para produzir movimento. O esqueleto pode ser dividido em duas partes: axial e apendicular. Os estudos correspondentes são: Osteologia (estudos dos ossos) e Artrologia (estudo das articulações). Esqueleto axial Consiste nos ossos da cabeça, pescoço (osso hióide), coluna vertebral (cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix), e caixa torácica (costelas e esterno).
Esqueleto apendicular Compreende os ossos dos membros superiores e inferiores e também os que formam os respectivos cíngulos (cinturas). Nos membros superiores, clavículas e escápulas (cintura escapular), e nos membros inferiores, quadris (cintura pélvica).
Osteologia O osso é um órgão formado por tecidos conectivo especializado, vivo, altamente vascularizado e
em constante transformação. O osso maduro é formado por dois tipos de tecido, um de textura densa, denominado osso compacto, e outro composto por uma rede de trabéculas com espaços que se comunicam, denominado osso esponjoso. O osso compacto difere do osso esponjoso pela maior quantidade relativa de substância sólida, e também pelos espaços reduzidos em quantidade e tamanho. O osso compacto está sempre envolvendo externamente o osso esponjoso. Classificação dos ossos em função da sua forma Ossos longos São tubulares, encontrados apenas no esqueleto apendicular. Formados por um corpo denominado diáfise, duas extremidades denominadas epífises e duas metáfises que correspondem às partes mais alargadas da diáfise, em contato com as epífises. No adulto o osso longo é composto na sua porção mais externa por osso compacto. A sua diáfise é oca, conhecida como cavidade medular, que geralmente abriga a medula óssea amarela gordurosa. O interior