Anatomia Equino
Visceras toracicas do Equino é composta por :
* Arcabouço Torácico
* Coração
* Pulmão
* Pleuras
* Mediastino
* Diafragma
Fazendo parte da cavidade tóracica:
* Esofago
* Traqueia
*Timo
Cavidade Tóracica:
A cavidade tóracica é dividida em “espaços” que são chamados de mediastinos.Divide-se em Mediastino Cranial, Médio e Caudal.
Arcabouço Torácico:
A caixa toracica é a estrutura que fornece proteção aos órgãos vitais acondicionados no tórax.O Arcabouço tóracico é contituido por 18 pares de costelas, que se unem anteriormente de forma indireta ao esterno, através das cartilagens costais.
Coração:
O coração é um órgão único, muscular, localizado na região mediastínica, levemente deslocado à esquerda do plano mediano, que possui como principal função propelir o sangue através dos vasos, fazendo-o chegar a todas as células do organismo.
Visão Geral dos Eventos do Coração:
O evento de contração da musculatura cardíaca, essencial para que o coração desempenhe sua função de bomba, é dependente da despolarização ordenada das células musculares cardíacas.
Para que a fibra muscular cardíaca se contraia, é necessária a despolarização desta mesma fibra.
A ativação elétrica ordenada do coração se dá pela propagação, em seqüência, de potenciais de ação despolarizantes através das estruturas anatômicas deste órgão.
O batimento cardíaco tem início no nodo sino- atrial (SA), com um potencial de ação gerado de maneira espontânea.
Esse potencial de ação se dissemina por todo o miocárdio atrial direito, e chega ao miocárdio atrial esquerdo, levando à contração do miocárdio atrial.
Pulmão: Os pulmões são as principais estruturas do sistema respiratório. São estruturas pares e ocupam todo o espaço no tórax. Quando o tórax se expande em volume, os pulmões também se expandem, isso faz com que o ar flua para o interior dos pulmões. Os pulmões se movimentam sem qualquer atrito no