Relatório sobre experiência com peixes
EBEP - ENSINO BÁSICO ARTICULADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2º ANO – TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ANATOMIA DE UM PEIXE
Niquelândia, 2013
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ANATOMIA DE UM PEIXE
Relatório da aula prática referente à disciplina de Biologia do segundo ano do Ensino Méfio, e do Curso Articulado de Química Industrial da Unidade Integrada Sesi Senai, apresentado para fins avaliativos. Realizado por Edmundo, Jullyana, Luana, Mariana e Nirzenon.
Orientador: Giuliano Borges
Niquelândia, 2013
1.0 INTRODUÇÃO
Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 45 milhões de anos atrás.
Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas.
A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.
Os peixes possuem uma visão de curta distancia embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio.
O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas.
2.0 OBJETIVO
Observar a anatomia interna e externa de um peixe, identificando o opérculo, as brânquias, as nadadeiras, o coração, a bexiga natatória, a linha lateral, as escamas e a coluna dorsal. Registrando-as e comparando-as com os resultados teóricos.
3.0 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros