Anatomia equinos
Equinos Semestre: 3º
Morfologia Equino:
O esqueleto: * Constituído por 205 ossos: * Coluna vertebral: 54 * Costelas: 36 * Esterno: 1 * Cabeça: 34 * Membro torácico: 40 * Membro pélvico : 40
Funções do esqueleto
O esqueleto tem como função suportar os músculos e os órgãos internos.
Mobilidade suficiente, devido às articulações, para que o animal se deite, paste e se desloque a diversas velocidades.
Proteção interna contra o meio externo.
Sistema muscular dos Equinos:
Basicamente constituídos de: 75% de água, 18 a 22% de proteína, 1% de carboidratos, 1% de sais minerais e um teor lipídico variável.
Entretanto, de 44 a 53 % do peso vivo de um equino corresponde a músculo, que mantém os ossos do esqueleto em conjuntos. Fornecendo capacidade de movimentação e consequentemente uma fonte de calor.
Doenças relacionadas a musculatura: rigidez muscular:
Rabdomiólise, Tying up
Algumas raças com grande desenvoltura muscular.
Sistema Digestório do equino Características:
O desenvolvimento dos dentes, e evolução dos intestinos grossos em câmaras de fermentação.
Equinos e ruminantes possuem hábito alimentar semelhante, diferem quanto ao local de degradação microbiológica da fibra.
Ruminantes -> Rúmen.
Equinos -> Ceco.
Sistema Digestório do equino
Divide-se principalmente em: * Boca: Os lábios, dentes e língua dos cavalos são adaptados para preensão, ingestão e alteração da forma física do alimento. * Estômago: Onde ocorre fermentação microbiana. * Intestino Delgado: Açúcares, amido, gorduras e proteínas, são degradados através de enzimas. * Intestino Grosso: Absorção de água, sais e minerais, além de vitaminas do complexo B e proteína microbiana. Necessidade de aproveitamento da energia disponibilizada pelas plantas (Equino = Herbívoro) Quebrar os carboidratos dos alimentos fibroso.