anatomia dos olhos curiosidade
A lente é uma estrutura transparente como uma lente convexa para trás as íris e em frente do humor vítreo . Como a córnea e lente não tem fornecimento de sangue, mas ao contrário deste último também carece de inervação após o desenvolvimento do feto, de modo que a lente depende do humor aquoso para satisfazer as suas necessidades metabólicas.
Ele está suspenso pelos zônula de Zinn , o corpo ciliar. Estes são fibras finas semi-transparentes que seguram a lente para o corpo ciliar.
A lente é composta por a cápsula, o epitélio, córtex e no núcleo.
A cápsula é uma membrana basal elástica transparente, depositado por células epiteliais. Ela é mais espessa em áreas periféricas e mais fino nas regiões centrais. Na região posterior pólo central, pode chegar a uma espessura de 2,4 microns.
Imediatamente por trás da cápsula anterior é uma camada única de células epiteliais. Estes capacidade metabolicamente activa e mitótico, as células migram da região central para onde eles diferenciam-se em fibras. Crystal não desaparecer qualquer célula; como as novas fibras são depositadas, aglomerado compactado e já formado, as camadas mais antigas que ocupam a zona central. As células mais velhas persistem no centro da lente, enquanto as fibras periféricas são as mais recentes e o córtex da lente. A. Não há distinção anátomo-morfológicos entre a crosta e o núcleo, mas uma transição gradual entre os dois ocorre. A diferença entre o núcleo e a crosta epinúcleo refere-se a diferenças avaliadas por exame de lâmpada de fenda e potenciais diferenças na aparência e comportamento do material durante a cirurgia.
A principal função da lente é de refratar a luz e proporcionam uma acomodação, que p ermite foco em objetos que variam em distância (perto-longe).
Existe na acomodar apenas um único processo activo, que é a contracção do músculo ciliar. Outros elementos envolvidos fazer passivamente. Demitido de uma imagem borrada na retina, e envolve as seguintes