Ebola
O vírus Ebola causa febre hemorrágica e é altamente contagioso. Atualmente, são conhecidos cinco tipos diferentes do vírus, que foram nomeados de acordo com a região onde ocorrem: Zaire, Sudão, Reston, Costa do Marfim e Bundibugyo. O tipo Reston já foi identificado nas Filipinas e Estados Unidos, entretanto não provoca febre hemorrágica em seres humanos.
Sua transmissão ocorre através do contato com sangue, vômitos, urina, fezes e secreções, como esperma e leite de pessoas infectadas. Em razão da facilidade do contágio, pessoas doentes ficam isoladas da comunidade, inclusive é pedida a incineração de todo o material que possa ter tido contato com fluidos do doente.
O vírus é responsável por muitas mortes no continente africano, sendo que as infecções em 90% dos casos são letais. A doença é um grave problema de saúde pública, uma vez que não existe tratamento e nem ao menos vacinas como forma de prevenção. As autoridades preocupam-se inclusive com o risco de algum dia o vírus ser utilizado na preparação de armas biológicas, o que causaria uma destruição lastimável.
Portanto, como vimos acima não há tratamento ou vacina eficaz . Os doentes devem ser postos em quarentena e os familiares impedidos de tocar no corpo dos falecidos. Para que a doença não se torne uma epidemia, é necessário que os pacientes suspeitos sejam isolados, e os funcionários do hospital serem informados da doença e de sua transmissão, para que tenham o máximo de cuidado com aparelhos que entram em contato com fluidos corporais dos doentes e com o lixo hospitalar.