anatomia do ap motor manguito
ANATOMIA DO APARELHO MOTOR
Batatais SP
2015
Nos ombros encontramos a maior mobilidade articular presente no nosso corpo. Ele se movimenta em praticamente em todas as direções e em diversos ângulos¸ e é por esse motivo que ele é a parte do corpo que se não treinarmos com muita cautela acabaremos por nos lesionar. Nos ombros encontramos se articulando a omoplata (escápula) com o úmero (articulação glenoumeral) e também a clavícula¸ a epífise proximal arredondada do úmero permite deslizar sobre a cápsula articular da omoplata aceitando que o ombro se movimente nas mais diversas direções. Com relação aos músculos dos ombros¸ normalmente o mais importante seria o deltoide¸, mas isso com relação aos treinamentos¸, pois nos ombros encontramos os músculos do manguito rotador que também são de extrema importância.
O deltoide tem uma característica inconfundível¸ suas fibras musculares convergem em três direções (anterior¸ posterior e medial)¸ sua inserção na parte proximal é a espinha escapular e clavícula¸ e na região distal sua inserção é na porção média do úmero.
O trabalho do manguito rotador é essencial especialmente em atividades repetidas de suspensão acima da cabeça, como arremessar e nadar, citando algumas práticas esportivas. É muito frequente estas atividades serem realizadas com técnica deficiente, com fadiga muscular ou com o aquecimento e condicionamento inadequado, e o grupo muscular do manguito rotador, principalmente o supra espinhal, acaba não conseguindo estabilizar dinamicamente a cabeça do úmero na cavidade glenóide, originando