Anatomia de um ipv4
Cada dispositivo de uma rede deve ter uma definição exclusiva. Na camada de rede, os pacotes de comunicação precisam ser identificados com os endereços de origem e de destino dos dois sistemas finais. Com o IPv4, isso significa que cada pacote tem um endereço de origem de 32 bits e um endereço de destino de 32 bits no cabeçalho da Camada 3.
Esses endereços são usados na rede de dados como padrões binários. Dentro dos dispositivos, a lógica digital é aplicada à sua interpretação. Para nós, na rede humana, uma string de 32 bits é difícil de interpretar e ainda mais difícil de lembrar. Portanto, representamos endereços IPv4 usando o formato decimal pontuada.
Decimal com Pontos
Padrões binários que representam endereços IPv4 e são expressos como decimais com pontos, separando-se cada byte do padrão binário, chamado de octeto, com um ponto. É chamado de octeto por que cada número decimal representa um byte ou 8 bits.
Por exemplo, o endereço:
10101100000100000000010000010100
é expresso no formato decimal com pontos como:
172.16.4.20
Tenha em mente que os dispositivos usam lógica binária. O formato decimal com pontos é usado para facilitar para as pessoas o uso e a memorização de endereços.
Porção de Rede e Host
Para cada endereço IPv4, uma porção dos bits mais significativos representa o endereço de rede. Na Camada 3, definimos umarede como grupo de hosts que têm padrões de bits idênticos na porção de endereço de rede de seus endereços.
Embora todos os 32 bits definam o endereço do host, temos um número variável de bits que são chamados de porção de host do endereço. O número de bits usados nessa porção de host determina o número de hosts que podemos ter na rede.
Passe pelas etiquetas da figura para ver as partes diferentes do endereço.
Por exemplo, se precisamos ter pelo menos 200 hosts em determinada rede, precisaremos usar bits suficientes na porção de host para poder representar pelo menos 200 combinações de bits