Anatomia da Araucaria angustifolia
A planta Araucaria angustifolia ou popularmente conhecida como pinheiro-do-paraná, araucária, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões, Pinheiro-são-josé. A Araucaria angustifolia nativa do Brasil, encontrada no sul do país nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com maior concentração,também podendo ser encontradas em Minas gerais, Rio de janeiro e São Paulo. A Araucaria angustifolia é reconhecida pela sua beleza, função ecológica e utilidade para o homem. Estima-se que as araucárias existam há mais de um milhão e quinhentos mil anos.
1.1 Características gerais
A árvore é símbolo do estado do Paraná, apesar de todas as suas qualidades que ela apresenta, é uma espécie em extinção, pois é uma árvore de porte grande, chegando aos 50 metros de altura, sendo assim uma vitima das madeireiras.
A Araucária angustifolia diferencia-se de outros pinheiros pela sua estrutura em candelabro e pelos seus saborosos pinhões, sua estrutura de candelabro vai se formando vagarosamente com o tempo.
1.2 Características gerais da madeira
Árvore é considerada de porte alto, atingindo alturas de 20m à 50m de altura e diâmetro de 50cm a 120cm, ou mais de DAP. Há casos de Pinheiro-do-Paraná na floresta amazônica com alturas em aproximadas de 95m. Tronco dela é em geral cilíndrico, reto e raras vezes bifurcado em dois ou mais troncos, a sua casca é de espessura grossa varia de 7cm a 15cm, na parte externa da casca tem uma cor marrom- arroxeada, áspera, rugosa, a parte interna da casca é resinosa com tons róseos. Suas acículas da são simples, séseis, alternas, espiraladas, esbranquiçada, com tons róseos, a espessura delas é de 3cm a 6cm de comprimento por 4mm a 10mm de largura.
Os indivíduos podem ser machos ou fêmeas, sendo dioicas como muitos outros pinheiros, as fêmeas (estróbilos) vão produzir pinhas que amadurecem lentamente, que produzem aproximadamente de 5 a 150 pinhões,