Especies florestais
Campus de Parauapebas
Anatomia da Madeira
Matheus Portela de Ataide
Curso de graduação em Engenharia Florestal / Quinto período
Parauapebas, 01 de Outubro de 2013
Folhosas
Massaranduba (Manilkara spp) – da família Sapotaceae, é uma madeira com boas características de durabilidade, de bom acabamento, utilizada na construção civil, em utensílios rurais como porteiras e cercas.
Ipê-Amarelo (Tabebuia alba) - da família Bignoniaceae, é uma madeira muito usada no paisagismo de cidades, em marcenaria e carpintaria, também é utilizada na construção civil na forma de tacos e assoalhos.
Eucalipto ( Eucalyptus spp) – da família Myrtaceae, é uma madeira utilizada produção de energia, na forma de carvão vegetal, no fornecimento de celulose, depois de seca e tratada pode compor os seguimentos de construção civil, implementos rurais e na carpintaria, marcenaria e laminas para fabricação do compensado.
Castanheira (Bertholletia excelsa) – da família Lecythidaceae, é uma madeira que poderia usada na construção civil, no artesanato, na fabricação de canoa. No entanto essa madeira não pode ser explorada pela seu risco de extinção devido sua exploração desenfreada.
Mogno (Swietenia macrophylla) – da família Meliaceae, é uma madeira do mogno é usada na construção civil como peça de luxo, como arvore ornamental em jardins e praças. No entanto foi proibido sua exploração ocasionado pela extração desenfreada que cause levou o mogno nativo a extinção.
Paricá ( Schizolobium amazonicum) – da família Caesalpinioideae, é uma madeira leve de grã direta e irregular que possui fácil processamento e recebe bom acabamento, mas com pouca durabilidade natural, é usada para fabricação de compensado, palitos de fosfora, saltos de calcado, brinquedos e para o fornecimento de celulose.
Teca (Tectona grandis) – da família Verbenaceae, é uma madeira usada em ambiente e moveis de luxo, na