anarquismo
O texto vai falar sobre o Anarquismo e tudo que se refere a esse assunto, o que é, quais são seus movimentos, quais são os seus pensadores, suas ações, qualidades e defeitos sobre o pensamento Anarquista. E muitos outros detalhes sobre esse tema.
O que é Anarquismo?
Anarquismo pode ser definido como uma doutrina que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa).
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
Esse é um movimento político que defende a anarquia, ou seja, a supressão de todas as formas de dominação e opressão vigentes na sociedade moderna, dando lugar a uma comunidade mais fraterna e igualitária, fruto de um esforço individual a partir de um árduo trabalho de conscientização.
Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
Pensadores Anarquistas:
Principais Pensadores:
Pierre Joseph Proudhon – Considerado como o mestre do Anarquismo, foi um autodidata Frances nascido em 1809.
William Godwin – Foi um filósofo e escritor Inglês, nascido em 1756, que é considerado com um dos primeiros pensadores do Anarquismo.
Mikhail Bakunin – Nascido em uma rica família russa em 1814 foi um dos maiores ativistas do Anarquismo na Europa, participando de diversos manifestos buscando sempre a revolução.
Movimentos Anarquistas:
O anarquismo sempre foi uma proposta ampla e em todos os sentidos por ver que a revolução não é algo que seja feita por etapas, por fases ou por um processo de transição. Não, é algo que ocorre de uma vez em todos os ambientes, em todas as relações humanas, sociais e culturais. Restringir ou fazer uma luta por vez é algo contrário a base libertária de emancipação total proposta. A liberdade é construída por todos, com todos e para todos.
Por isso a atuação