ANAMNESE NUTRICIONAL
A anamnese é fundamental para adequação e qualidade de alimentação da criança e do adolescente. As informações devem ser objetivas contribuindo para direcionar a orientação alimentar, ah métodos que pode ser usada na caracterização dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes e um dos médotos é anamnese nutricional que deve abranger alimentação habitual. O tipo de freqüência das refeições diárias que deve ser realizado o levantamento do que a criança ou adolescente comeu nas ultimas 24 horas. Caso o dia anterior da entrevista, seja um dia atípico (final de semana ou feriado), pode investigar o dia alimentar habitual.
E preciso perguntar, inicialmente, horário em que a criança e o adolescente acordam e pedi para que vá recordando a alimentação do dia interior. Esse processo é facilitado se alimentação for questionada juntos a atividades cotidianas.
Anotar o horário, os alimentos ingeridos, o modo de preparo e por fi m, a quantidade consumida (em medidas caseiras). Não se esquecer dos líquidos (sucos, leites e bebidas lácteas, vitaminas de frutas, refrigerantes, chás, bebidas alcoólicas e outros) e perguntar sobre a adição de açúcar ou sal.
Questionar sobre o modo de administração e utensílios empregados (copo/mamadeira).
Reportar com que frequência os principais alimentos, divididos em grupos preconizados na pirâmide alimentar, são consumidos em um determinado período de tempo. Vale ressaltar que a pirâmide leva em conta a alimentação ideal e não considera, por exemplo, guloseimas que devem também ser pesquisadas.
Perguntar sobre aversões alimentares e as prováveis causas
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Prestar atenção no dia da semana em que a anamnese é realizada, pois a rotina de fins de semana e feriados nem sempre é semelhante há dos outros dias. Se for fi m de semana, opta-se pelo dia alimentar habitual
Observar a dinâmica da alimentação, enfatizando: a. o grau de autonomia da criança para se alimentar;
O fato das refeições serem