Anamnese do Aparelho Locomotor
Anamnese
Anamnese (aná= trazer de novo e mnesis= memória) significa portanto trazer a mente todos os fatores relacionados com a doença e a pessoa doente. A anamnese é um instrumento para a triagem de sintomas anormais, problemas de saúde e preocupações, e registra as maneiras como a pessoa responde a essas situações, abrindo espaço para a promoção da saúde. Tem por objetivo estabelecer condição para a relação, avaliar de maneira detalhada os sintoma de cada sistema corporal, avaliar o estado de saúde passado e presente do paciente conhecendo os fatores pessoais, familiares e ambientais que influenciam seu processo saúde-doença, conhecer os hábitos de vida do paciente, bem como as condição socioeconômica e culturais. A anamnese acompanha-se de decisões diagnósticas e terapêuticas.
A Anamnese compreende o registro detalhado dos aspectos relacionado com o paciente e a sua condição clínica. É o resultado de observações e interpretações de questões feitas ao paciente permitindo que o mesmo relate seu problema, com propósito de a partir de suas respostas conduzir para a formulação de uma hipótese diagnóstica auxiliando no planejamento terapêutico. A entrevista deve ser baseada nos sinais e sintomas sendo listada de forma cronológica tendo uma sequência de início, meio e fim.
Elementos componentes da anamnese: A identificação que é o perfil sócio demográfico que possibilita a intepretação dos dados individuais e coletivos do paciente, onde são obrigatórios os seguintes elementos: Nome, idade, sexo, cor, estado civil, profissão, ocupação atual, religião entre outros; Queixa principal é motivo pelo qual o paciente procurou atendimento; História da doença atual (HDA) é o registro cronológico e detalhado do problema atual de saúde; Interrogatório semiológico documenta-se a presença ou ausência de sintomas comuns relacionados com cada um dos principais sistema corporal; Antecedentes pessoais e familiares permite avaliar o estado de saúde passado e