Locomotor
O aparelho locomotor é formado por ossos, articulações e músculos, sendo responsável pela sustentação e pela movimentação do corpo. Divide-se em:
tronco; pernas e pés (membros inferiores); braços e mãos (membros superiores).
A locomoção é fundamental para a saúde de todo ser humano, e principalmente para o paciente geriátrico. A falta de locomoção pode causar:
aumento da osteoporose; úlceras de pressão — feridas de atrito, por passar muito tempo na mesma posição; prisão de ventre; problemas urinários e respiratórios; redução da força e do tônus muscular; aumento do risco de infecções e embolias.
A prevenção de problemas no aparelho locomotor deve garantir a movimentação apropriada e manter a postura sempre correta, evitando assim danos à coluna vertebral.
ANAMNESE
A anamnese inicia-se pela identificação, contendo elementos tais como idade, sexo, peso e altura. Não se deve esquecer também de investigar questões que envolvem a ocupação atual e as pregressas, visto que muitas das afecções que atingem a coluna vertebral estão relacionadas com as atividades laborativas(5). A avaliação de antecedentes pessoais e familiares e a investigação de patologias concomitantes auxiliam na detecção de doenças específicas, sendo necessário verificar a presença de neoplasia maligna, tuberculose, cirurgia, entre outros. Deve-se, igualmente, avaliar a presença de manifestações sistêmicas que acompanham a sintomatologia vertebral, tais como anorexia, emagrecimento e febre.
Sintomas genitourinários e disfunção esfincteriana também devem ser pesquisados, pois podem estar relacionados com compressão neural(6). Questões relacionadas a fatores psicossocias, econômicos e estilo de vida fornecem, da mesma forma, pistas importantes, visto que podem influenciar significantemente o início e a progressão contexto, os estudantes de enfermagem precisam ser preparados para realizar uma propedêutica vertebral sistematizada,