Analítica
Fenômeno é tudo que ocorre na natureza; ele possui duas classificações, sendo fenômeno físico, e fenômeno químico, também conhecido como reação química.
No fenômeno físico, não há transformação na composição da substância, ou das substâncias. Já no fenômeno químico, ou reação química, ocorrem mudanças drásticas na composição das substâncias envolvida, tais que se transformam em uma nova substância diferente da inicial.
Nos fenômenos químicos ou reações químicas a Energia contida nos reagentes, em geral, se difere da Energia contida nos produtos da reação. Essa diferença resulta em aquecimento, ou resfriamento do sistema em que ocorre a reação. No aquecimento, a energia dos reagentes é maior do que a do produto, nesse caso libera-se calor para o meio ambiente; esse tipo de reação é chamada de Exotérmica. No caso do resfriamento a energia dos reagentes é menor do que a do produto, sendo assim, absorve-se color do meio ambiente; esse tipo de reação é denominada Endotérmica.
Calor de reação é a energia liberada ou absorvida numa reação química, em forma de calor. O calor de reação depende de algumas condições no processo da reação, se está ocorrendo em volume ou preção constantes. Quando a reação ocorre em preção constante, o calor de reação se define na diferença entre as entalpias (H) dos reagentes e produtos:
DeltaH = H produto- H reagente
Sendo assim, delta H será negativo para reações Exotérmicas, e positivo para reações Endotérmicas. Algumas reações químicas ocorrem de imediato, enquanto outras necessitam que se forneça uma certa quantidade de energia para se iniciarem ou para acelera-las. Esta energia denomina-se Energia de Ativação.
CONCLUSÃO
Com os experimentos, pode-se distinguir a olho nu os fenômenos físicos dos fenómenos químicos ou reações químicas, bem como as reações endotérmicas, absorção de calor delta H positivo, reações exotérmicas, Liberação de calor delta H negativo, e quais reações químicas necessitam de energia de