Analítica - Separação de Cátions
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
SEPARAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO I E II
Alunas:
Professores:
Campo Grande – MS
2012
OBJETIVO
Identificar em uma amostra desconhecida cátions dos grupos I e II, através de testes específicos para cada um deles.
METODOLOGIA
A iniciação da prática iniciou-se a partir de uma solução, com uma amostra previamente preparada e desconhecida, diluída e homogeneizada. Seguiram-se os procedimentos:
Dividiu-se a amostra em 3 alíquotas;
Realizou-se em uma das alíquotas o teste para identificação do amônio;
Em outra alíquota foram adicionadas 4 gotas de HCl e gotas de NH4OH até o meio se tornar básico; aqueceu-se a solução em banho-maria e foram colocadas 15 gotas de (NH4)2CO3. Agitou-se vigorosamente a solução, aqueceu-se o tubo, ferveu-se o tubo por 5 minutos e então o precipitado foi centrifugado. A precipitação quantitativa foi testada com a adição de algumas gotas de (NH4)2CO3 ao líquido sobrenadante.
Nota: no líquido sobrenadante pode-se encontrar íons do grupo I (K+, Na+, Li+, Rb+, Cs+, NH4 e Mg2+). Para separá-los e identificá-los é necessário a realização dos testes específicos para cada cátion.
TESTES PARA IDENTIFICAÇÃO DE AMÔNIO
Colocou-se em uma alíquota da amostra 8 gotas de NaOH; aqueceu-se o tubo e testou-se a NH3 desprendida por meio do papel de filtro umedecido com fenolftaleína.
TESTES ESPECÍFICOS PARA O SOBRENADANTE (CÁTIONS DO GRUPO I)
Para o íon Mg2+: colocou-se 20 gotas do sobrenadante em um tubo, 5 gotas de NH4Cl e 5 gotas de NH4OH. Adicionou-se gota a gota, uma solução alcoólica de oxina A formação de um precipitado amarelo-esverdeado indica a presença do íon Mg2+.
Para a identificação de íon K+ e Na+ é necessária a eliminação total do íon