analitica
1.1. Vermelho de Metila (C15H15N3O2)
Produtor não perigoso. Em caso de inalação remover para um local ventilado. Caso a vítima não se sinta bem procurar o auxílio de um médico. Em caso de contato com a pele o local deve ser lavado com bastante água. Retirar as roupas contaminadas. Se o produtor for ingerido beber bastante água, e provocar auxílio médico.
1.2. Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2)
Produtor não perigoso
1.3. Ácido Clorídrico
Pode causar queimaduras graves na pele e olhos, podendo acarretar em cegueira. O vapor é irritante, polui rios alterando o pH. A inalação causa irritação severa nas vias respiratórias.
1.4. Hidróxido de Sódio
Identificação de perigo: inalação exposta ao produto em forma de pó, vapor ou neblina pode causar queimadura nas vias respiratórias. Contato prolongado pode causar pneumonia química. O contato com a pele pode causar destruição e queimadura dos tecidos da pele. Os olhos podem se queimar e o contato pode causar a cegueira, dependendo da concentração do produto e de quanto tempo ficou em contato. A ingestão pode causar destruição e severas queimaduras em completa perfuração dos tecidos das membranas mucosas da boca, garganta e estômago.
O manuseio do produto deve ser feito em locais frescos e arejados e ventilado. Lava-se após o manuseio o produto. Evite a adição muito rápida, ou seja agitação que poderá ocasionar uma reação exotérmica, gerando aborbulhamento e respingos.
2. INTRODUÇÃO.
A titulação é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de soluções. Numa titulação ácido-base ocorre uma reação completa entre um ácido e uma base, chamada neutralização. Esquematicamente, temos:
Como exemplo, tomemos a reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio:
Para se executar a titulação é necessária a adição de uma solução de concentração rigorosamente conhecida, o titulante, à outra solução de concentração desconhecida, o